Copa do Mundo: evolução das camisas usadas pela Seleção

Manifestação cultural e paixão nacional, o futebol faz parte da vida, da história e do dia a dia de milhares de brasileiros, sempre apaixonados pelo esporte. Com o recente lançamento da nova camisa da seleção, que será usada na Copa de 2014, separamos cinco peças de anos diferentes para que você confira um pouco desta evolução.

Foi em 1930 que o Brasil iniciou sua trajetória em Copas do Mundo. O traje, branco com detalhes azuis, seguia o estilo da época e apresentava cordas na gola, possibilitando que os jogadores ajustassem o uniforme ao corpo. O modelo foi usado até 1935. Na época, o país enfrentava a Revolução de 30, movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul. Resultou no Golpe de 1930, que depôs o presidente Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha

O modelo que traz  o verde e o amarelo estreou em 1954. Foi usado na Copa da Suíça e não trouxe um resultado positivo à seleção. Em agosto deste mesmo ano, o então presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio e foi sucedido pelo vice-presidente Café Filho. No mês de novembro, Juscelino Kubitschek é indicado candidato à presidência do Brasil.

Mudanças significativas apareceram na camisa da seleção em 1982, que foi a primeira disputada pelo Brasil sob a sigla CBF. A gola canoa permaneceu, e o escudo tradicional, até então presente em todos os mundiais, foi alterado. Além disso, a taça Jules Rimet foi incorporada ao símbolo. Em fevereiro desse ano, o Tribunal Superior Eleitoral concedeu, por unanimidade de votos, o registro definitivo ao Partido dos Trabalhadores. Em 05 de novembro, a maior hidrelétrica do mundo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, foi inaugurada pelos presidentes João Figueiredo, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai.

A camisa da seleção na Copa de 1994 sofreu diversas mudanças em relação ao que foi utilizado na de 1990. O tradicional escudo voltou a ser usado e apareceu três vezes, em alto relevo, na parte frontal da peça. Meses antes do Brasil conquistar seu 4º título, o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, morreu ao bater contra o muro da curva Tamburello durante o Grande Prêmio de San Marino em Ímola, na Itália. Foi neste mesmo ano que a nova unidade monetária do país, o real, entrou em circulação. Com a vitória em 2002, a camisa da seleção em 2006 ostentava cinco estrelas acima do escudo, que foi colocado dentro de um contorno. A frase “nascido para jogar futebol” foi inserida na barra e mais estrelas apareciam na gola.

Mais uma edição do Mundial se aproxima. Desta vez, ele será disputado em solo brasileiro. No último domingo, o novo uniforme titular da seleção para a Copa do Mundo de 2014 foi apresentado. O que de fato chama atenção desta vez é a ausência da palavra Brasil abaixo do escudo da CBF. É a primeira vez que a Nike, fornecedora oficial dos uniformes, adota esta postura. Ela começou a vestir o time em 1997. A frase “nascido para jogar futebol” retorna à camisa da seleção canarinho. Desta vez, atrás do escudo.

 

VIVA BANK
Informações do seu fundo de formatura
FAÇA UM ORÇAMENTO
Entre em contato e agende uma reunião
SEJA UM FRANQUEADO
Conheça as vantagens de ter uma franquia VIVA
TRABALHE CONOSCO
Faça parte da nossa equipe
CLUBE VIVA
Conheça nosso clube de vantagens
VIVA Eventos Juiz de Fora
Rua Olegário Maciel, 1320 – Paineiras - (32) 3215-1643 -atendimento@gviva.com.br